sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O novo Santo dos Santos

A tradição pentecostal brasileira - falo apenas do que conheço - criou duas classes de crentes: os ungidos que sobem ao púlpito e os demais. Aos ungidos todas as benesses e aos demais a disputa para conseguir subir de posição eclesiástica.
Essa distinção entre crentes da mesma igreja tem levado a uma disputa desenfreada pelo poder. Ora, que diferença há entre participar do canto congregacional e o cantar no coral? Ou, que diferença há entre entoar um hino avulso e participar do Ministério de Louvor? Nenhuma, exceto, pelo poder de atração que o púlpito exerce.
O púlpito virou um manto sagrado, a tal ponto, que em muitas igrejas é considerado intocável: o novo Santo dos Santos. É ali que os ungidos - nem sempre por Deus - e escolhidos pelo pastor demonstram as suas habilidades musicais ou de oratória, e às vezes, nenhuma.
O exibicionismo chegou a tal ponto que se o presbítero ou evangelista não for convidado para subir ao púlpito vai para casa irado porque foi preterido. Sem contar as dezenas de saudações - o Silvio Santos passa vergonha - e hinos avulsos, todos com o objetivo de "dar oportunidade aos irmãos" que estão no púlpito. E o restante da congregação? Para essa resta apenas assistir o culto, sim pois não há participação.
A programação é um rito. Segue sempre o mesmo estilo, sem oportunidades para o Espírito Santo mudá-la. Somos cada vez mais evangélicos católicos. Por ironia, os católicos, querem transformar suas missas em cultos. Na maioria das igrejas a palavra é apenas mais um atrativo, deixou de ser o prato principal. Meia hora de pregação é muito em um culto que dura duas horas. Há sim muita leitura de textos bíblicos e saudações.
Haverá um tempo em que certamente a cruz de Cristo despertará os corações da liderança. O véu que separava o Santo dos Santos foi rasgado de alto abaixo, menos em algums denominações. A Ele e só a Ele seja toda a glória e que todo o sofisma caia por terra.

7 comentários:

  1. muuuuuuuuuiiiiiiiittttttttttooooooooooooo booooooooooooommmmmmmmm pastor sou pentecostal mais você descreveu minha "igreja" não sou um rebelde denegrindo a denominação que acompanho mais essa é a pura verdade INFELIZMENTE.

    ResponderExcluir
  2. Não é uma questão de rebeldia,Ricardo, e sim de enxergar o que está diante dos olhos. Em nome de um tradicionalismo religioso não damos o devido valor ao culto racional e passamos a cultivar um culto humano.

    ResponderExcluir
  3. Querido Pastor, muito bom o texto. Quero apenas acrescentar o seguinte: Esses absurdos infelizmente são cometidos em várias denominações o que muda é a formula.
    Nas pentecostais a questão do mais ou menos ungido e nas conservadoras existe a disputa por cargos nas famosas eleições de diretoria normalmente realizadas no fim de cada ano. Todos querem ser presidentes desse ou daquele departamento. Fui Batista durante oito anos e meio e convivi com esse tipo de situação.
    Esse drama feliz ou infelizmente não é vivido apenas em rincões ditos pentecostais. A vaidade do homem aflorada como parte de nossa natureza caída produz esse tipo de comportamento em nosso meio.
    Paz!

    ResponderExcluir
  4. É verdade Anselmo. A disputa por cargos é uma praga na maioria de nossas igrejas, neos, pentecostais ou tradicionais. Abordo, especificamente, a questão da disputa de vaidades no culto, onde a torre de Babel afasta o Espírito Santo.
    A Paz de Cristo seja o nosso guia.
    Abraços e sejam bem vindo.

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo seu blogger fico feliz de ver o povo de Deus utilizando dessa ferramenta tão poderosa que a internet para evangelizar os perdidos e edificar os santos um abraçoe que Deus te abençoe.
    Visite o nosso blogger e seja tambem um seguidor uma braço
    http://webtvmlp-sudoeste.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Estou seguindo seu blog e aguardando uma visita do irmão lá no meu espaço.Deus te abençoe ricamente.
    www.pranselmomelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz!
    Muito bom o texto!
    Tão bom que estarei "linkando" em meu Blog (http://edufla10.blogspot.com/).
    Que Deus continue te iluminando!

    ResponderExcluir