sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Futebol, nova religião?

O Futebol é o tema do ano. Pela primeira vez o continente africano sedia um evento esportivo mundial: a Copa do Mundo. O Brasil, mais uma vez, é o favorito para conquistar o título.
O brasileiro tem uma predileção especial pelo futebol. Dizem até que o brasileiro nasce com a bola grudada no pé. Millor Fernandes, genial frasista brasileiro, declara: "O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia". Como entender a massa ensandecida que apoia o seu time, chora nas derrotas, vibras com as vitórias, derruba e consagra jogadores? O âmago é a paixão.
O torcedor é um sujeito apaixonado. É capaz de dormir no relento, com frio, para conseguir um ingresso para ver o jogo do seu time. Frequenta banheiros fétidos, arquibancadas em péssimas condições de preservação e sujeita-se a ser pisoteado pela massa, mas não deixa de ir ao estádio.
O futebol virou uma nova religião. Os clubes brasileiros - os europeus já descobriram o filão faz muito tempo - exploram a reação apaixonada do torcedor lançando milhares de produtos com a sua marca. Há pessoas que pintam toda a casa da cor do clube, emblemam o carro com o escudo do seu time e se a mulher ou os filhos discordarem de suas atitudes ele fica com a sua paixão.
O futebol virou uma religião. Chegará o dia em que as igrejas primeiro consultarão o calendário do campeonato brasileiro para depois marcar a hora do culto. Sim, pois os cristãos não são menos fanáticos que os demais torcedores.
Muitos que reclamam do desconforto das cadeiras da igreja não incomodam-se com a dureza da arquibancada. Não frequentam vigilias de oração, mas fazem vigilias em aeroportos ou em frente a hoteis para ver o seu ídolo. Não leem a Bíblia pois o tempo é curto mas assistem todas as partidas possíveis pela televisão. A oração é penosa porque falta conteúdo: eu não sei orar. Mas conhece todas as escalações de sua equipe.
A relação do cristão com o futebol está em cheeque. Paulo alerta: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra". A paixão pelo futebol não pode competir com a paixão por Jesus. Não se pode servir a dois senhores. Onde está o nosso tesouro alí estará o nosso coração.
A minha oração é para que os cristão tenham uma relação saudável com o futebol, assim como devemos ter em relação a todas as circunstâncias da vida. Caso contrário, se Jesus retornar em meio a uma final de campeonato muita gente vai ficar com a bandeira do seu time na mão.

4 comentários:

  1. Olá Pastor Jair, tudo bem? Lá na minha igreja, principamentenos dias de domingo que tem jogo, vejo muitas cadeiras vazias... aqui tem a Vila Belmiro, bem pertinho, um prato cheio para os cristãos não irmà igreja. Tudo o que senhor citou, é absoluta verdade. Bom saber que escreve poesias, amo. O mercado editorial é ralmente difícil, mas não impossível. Gostaria muito de ver suas poesias.
    Estou vendo que mora no RS. Estarei em Aceguá, entre os dias 02 e 15 de fevereiro, fazendo um estudo missionário. Não conheço o lugar. Como é o clima?
    Um abraço. Deus te bençoe!

    ResponderExcluir
  2. Pastor muito obrigado pelo sr. ter postado um comentário no meu blog http://verdadeiroevangelho.blogspot.com, fico satisfeito em encontrar mais um homem que não se curva as paixões desse mundo, é claro que é saudável praticar esportes, mas temos que dar o nosso máximo e priorizar totalmente a obra DEUS aqui na terra e sabemos que isso não vem acontecendo, conheço muito que abandonam o culto de domingo a noite e vão para o maracanã... saiba que o sr. ganhou mais um seguidor e mais um amigo em sua luta... na verdade na luta do nosso SR. e SALVADOR JESUS CRISTO.

    Que DEUS abençoe o sr. e seu ministério!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz, meu irmão e pastor Jair Pedroso! Vim conhecer o seu blog e gostei muito! Uma bênção! Que Deus continue te dando palavras para postar aqui e que Ele esteja sempre nos capacitando a escrever, alertar, disseminar o plano de Salvação para as almas por meio de Jesus através do arrependimento. Os dias são pra lá de maus, Jesus está bem perto de voltar! Vamos firmes caminhando, vigiando para que estejemos sempre firmes na Palavra de Deus, no Caminho do Senhor!

    Em Cristo,

    Claudia Sunshine
    http://blogdosultimos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela presença de vocês nesse blog. Que a Paz de Cristo continue sendo o fiel da balança nos relacionamentos com Ele.

    ResponderExcluir