sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

“Oh, varão, tem fogo aí?”,

A internet está repleta de situações hilárias e tristes. São vídeos e mais vídeos, postados por crente e incrédulos, com o objetivo único de ridicularizar o Evangelho e os evangélicos. Sei, algumas aberrações cometidas nos púlpitos são histriônicas e muitos dos nossos líderes sofrem de TPH- Transtorno de Personalidade Histriônica, porque deixaram de viver o Evangelho e passaram a transmitir a "papagaiadas" de outros líderes, igualmente doentes.
Nada, porém, é mais confuso para o incrédulo, que as expressões crentês. Nos transformamos em um gueto cultural. As estatísticas mostram que os crentes, depois de dois anos de conversão e, em algumas igrejas mais radicais em paena seis meses, deixam de evangelizar. Não conseguem compreender e não são compreendidos pelos incrédulos. O que é para o não crente: "Queima o vaso, Senhor! Hoje, esse púlpito vai pegar fogo! O varão de guerra vai entrar nesse lugar! O shofar vai introduzir a presença de Jeová!" e, outras expressões corriqueiras. Nada. Por isso Paulo preferia falar meia dúzia de palavras de forma inteligente que um sermão repleto de expressões evangélicas.
Encerro o texto, com uma história que poderia acontecer em qualquer templo evangélico. O pastor fervoroso, grita do púlpito:
- Oh, varão, tem fogo aí?
A igreja delira. Ele torna a perguntar:
Oh, varão, tem fogo aí?
Um visitante solícito, levanta, dirigi-se ao púlpito e oferece um isqueiro:
- Pastor, só tenho um isqueiro, serve?

2 comentários: