segunda-feira, 15 de novembro de 2010

É proibido fumar

O velho refrão do Roberto Carlos, por muitos anos foi apenas uma bandeira das igrejas evangélicas. Hoje, o Ministério da Saúde investe milhões em campanhas contra fumo.
Desde que foram implantadas no Brasil, a partir do século 19, as igrejas evangélicas de missão eram contrárias ao fumo. Antes de ser batizado em uma igreja batista, metodista ou presbiteriana o fiel deveria deixar os vícios, como se dizia à época. As igrejas pentecostais passaram a adotar a mesma prática quando aportaram no Brasil.
Ridicularizados, os crentes eram alvo frequentes de agressões verbais e físicas, principalmente no interior do país, onde o clero católico dominava. Os crentes eram chamados de fanáticos porque pregavam a abstenção do fumo, entre outros vícios.
Hoje, é incalculável a economia do Estado com a decisão das igrejas evangélicas, além de salvar vidas. Quanto o Estado economizou em não precisar pagar tratamento para os crentes que abandonaram o vício? Essa é uma dívida que a sociedade brasileira tem para com os evangélicos.
Portanto, como diz o Roberto. " É proibido fumar". As igrejas continuam discipulando os seus membros e o Estado torrando o dinheiro dos nossos impostos para estancar a sangria do SUS.

2 comentários:

  1. OLá Jair,
    Entrei no seu Blog pela similaridade do seu nome com o meu. Gostei de seus artigos, vejo que é uma pessoa que tem uma missão para o Bem. Parabéns e sucesso nesta missão.
    Jair Pedrosa
    etica-social.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas palavras de apoio, meu quase xará.
    Um grande abraço. Bem vindo ao nosso blog

    ResponderExcluir