segunda-feira, 9 de maio de 2011

Os desigrejados II

Não costumo responder, através de artigos, os comentários dos leitores do blog. Não poderia, porém, deixar de comentar a resposta de James, ao artigo anterior sobre o mesmo assunto.
Com uma virulência que faz mal a Igreja - o Corpo de Cristo, bem entendido e não às denominações - James, inicia o seu ataque contra os pastores, afirmando que não precisa viver de salário de Pastor e nem de igreja. Estranha a afirmação. A Biblia não proíbe pagar salários a um pastor - Paulo afirma que digno é o obreiro do seu salário, embora, como eu - pastor de tempo não integral que trabalha 10 horas por dia de segunda à sábado e não dependo do salário da Igreja - tirava o sustento de sua profissão. E, também não vivo de igreja - devo deduzir dessa afirmação que não vive da igreja denominacional - mas da graça de Cristo. Também, não compreendi, James, a frase: " E ainda não morri de fome, e meus seis filhos vivem perfeito e com a graça de Deus"
Em determinado momento, indaga: será que estou falando grego? Não está, James, o que é uma pena, senão refletiria mais sobre o real significado da congregação. Pelo menos na igreja onde pastoreio, ensino, e incentivo os membros a viverem o Evangelho de Cristo e não o Evangelho da Igreja Batista - que não existe. A congregação, porém, é importante para a comunhão, para o apoio múto e para o culto congregacional e a intercessão coletiva.
Ah sim para encerrar, o apóstolo Paulo foi o maior fundador de igrejas, em diferente locais e, todas elas foram pastoreadas por líderes treinados por ele.
Nós, pastores, não estamos com medo dos desigrejados. Pelo contrário, queremos manter comunhão com eles. E, se me permite afirmar, quando discordo em amor dos desigrejados, não estou contra Deus. Quando você afirma isso, faz com a mesma virulência com que alguns pastores defendem a sua denominação. Ou seja, me desculpe a franqueza. Você está trocando a denominação - que você destesta ou odeia porque é coisa do diabo - pela comunidade dos desigrejados que você defende como "boca de Deus" e única verdade.
Que a multiforme graça de Deus, ilumine a todos que queiram servir a Ele em humildade e amor.