sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Futebol, nova religião?

O Futebol é o tema do ano. Pela primeira vez o continente africano sedia um evento esportivo mundial: a Copa do Mundo. O Brasil, mais uma vez, é o favorito para conquistar o título.
O brasileiro tem uma predileção especial pelo futebol. Dizem até que o brasileiro nasce com a bola grudada no pé. Millor Fernandes, genial frasista brasileiro, declara: "O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia". Como entender a massa ensandecida que apoia o seu time, chora nas derrotas, vibras com as vitórias, derruba e consagra jogadores? O âmago é a paixão.
O torcedor é um sujeito apaixonado. É capaz de dormir no relento, com frio, para conseguir um ingresso para ver o jogo do seu time. Frequenta banheiros fétidos, arquibancadas em péssimas condições de preservação e sujeita-se a ser pisoteado pela massa, mas não deixa de ir ao estádio.
O futebol virou uma nova religião. Os clubes brasileiros - os europeus já descobriram o filão faz muito tempo - exploram a reação apaixonada do torcedor lançando milhares de produtos com a sua marca. Há pessoas que pintam toda a casa da cor do clube, emblemam o carro com o escudo do seu time e se a mulher ou os filhos discordarem de suas atitudes ele fica com a sua paixão.
O futebol virou uma religião. Chegará o dia em que as igrejas primeiro consultarão o calendário do campeonato brasileiro para depois marcar a hora do culto. Sim, pois os cristãos não são menos fanáticos que os demais torcedores.
Muitos que reclamam do desconforto das cadeiras da igreja não incomodam-se com a dureza da arquibancada. Não frequentam vigilias de oração, mas fazem vigilias em aeroportos ou em frente a hoteis para ver o seu ídolo. Não leem a Bíblia pois o tempo é curto mas assistem todas as partidas possíveis pela televisão. A oração é penosa porque falta conteúdo: eu não sei orar. Mas conhece todas as escalações de sua equipe.
A relação do cristão com o futebol está em cheeque. Paulo alerta: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra". A paixão pelo futebol não pode competir com a paixão por Jesus. Não se pode servir a dois senhores. Onde está o nosso tesouro alí estará o nosso coração.
A minha oração é para que os cristão tenham uma relação saudável com o futebol, assim como devemos ter em relação a todas as circunstâncias da vida. Caso contrário, se Jesus retornar em meio a uma final de campeonato muita gente vai ficar com a bandeira do seu time na mão.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SAINDO DE FÉRIAS

Pastor também tem férias. Não há como conviver o ano sem uma pitada de descanso. Entre as coisas mais gratas que me aconteceram no segundo semestre de 2009 está o contato que tive com cada um de vocês através do Blog. Foram novas experiências, ainda estou pegando à mão. Prometo que em 2010 serei mais presente. Teremos ótimas novidades. Nada adianto para não estragaras surpresas.
Convidem os seus amigos para compartilharem deste espaço. Um Feliz 2010 em Cristo.